Maracatu de Baque Virado

Mas o que é Maracatu Nação ou Maracatu de Baque Virado ?

Abaixo, um breve histórico sobre essa manifestação popular.



O Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação é uma manifestação da cultura popular brasileira, afrodescendente. Surgiu durante o período escravocrata, provavelmente entre os séculos XVII e XVIII, onde hoje é o Estado de Pernambuco, principalmente nas cidades de Recife, Olinda e Igarassu. 
Como a maioria das manifestações populares do país, é uma mistura de culturas ameríndias, africanas e europeias.

Os grupos de "Maracatu Nação" também conhecidos pelo nome de "Maracatu de Baque Virado" têm origem nas coroações de rainhas e reis negros denominados Reis do Congo que aconteciam nas igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, com as proteções das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito.

Os eleitos como Rainhas e Reis do Congo eram lideranças políticas entre os cativos: intermediários entre o poder do Estado Colonial e as mulheres e homens de origem africana. Destas organizações teriam surgido muitas manifestações culturais populares que passaram a realizar encontros e rituais em torno dessas representações sociais originando manifestações populares como Maracatu de Baque Virado, que também estabeleceu ao longo dos anos em diversos “agrupamentos” uma forte ligação com a religiosidade do Candomblé ou Xangô Pernambucano.

Com a abolição da escravatura no Brasil, no fim do século XVIII, o Maracatu passou gradualmente a ser caracterizado como um fenômeno típico dos carnavais recifenses, como ocorreu com o Frevo e outras práticas populares brasileiras.

Nos dias atuais o Maracatu de Baque Virado, espalou-se por todo o Brasil e mundo, com grupos em vários estados brasileiros e  países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França, Japão, Escócia, Alemanha, Espanha, entre outros.

Axé !

Fontes de pesquisa: 
- Bibliografia: Maracatus do Recife - Guerra Peixe 
http://www.recife.pe.gov.br
- Entre outros comentários extraídos de pesquisadores, brincantes, ambos vivenciadores e contribuintes da Cultura Popular, essa mesma transmitida de geração em geração, na maior parte das vezes de forma oral

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